A POC consiste em criar uma estrutura de agentes simples, usando Python puro (para os agentes), com 3 agentes executores e um agente gerente (que possui agentes abaixo dele).
A ideia é que o agente gerente faça o planejamento da tarefa com base no prompt. Para isso, eu uso um modelo melhor (no caso, o OpenAI O1 mini) para fazer o planejamento (qual subagente faz o quê) e executo as tarefas em seguida. Por fim, com base nos resultados dos subagentes, eu gero a resposta final.
O teste a seguir basicamente tenta cruzar a informação da data de inauguração do condomínio do usuário (14/03/2014), que o agente “Conhecedor da casa” conhece, com personalidades que nasceram nessa data. É um prompt que precisa de múltiplas etapas, e é isso que queremos avaliar.
Resultado obtido:
> [Usuário]: Alguém famoso nasceu no dia da inauguração do meu condomínio?
> ...
> [Agente]: Sim, várias personalidades famosas nasceram no dia **12 de março**, a mesma data da inauguração do seu condomínio. Algumas delas incluem:
1. **Albert Einstein** (1879) – Físico teórico renomado por desenvolver a teoria da relatividade.
2. **Jack Kerouac** (1922) – Escritor famoso pela obra "On the Road".
3. **Liza Minnelli** (1946) – Atriz e cantora premiada, vencedora de diversos prêmios, incluindo o Oscar.
Essa coincidência torna a data da inauguração do seu condomínio ainda mais especial!
O resultado está QUASE certo, apenas Albert Einstein, segundo minha busca, nasceu em 14/03 e não em 12/03. De qualquer forma, podemos ver que o gerente foi capaz de planejar as etapas usando os subagentes para responder ao prompt, conforme esperado.
Abaixo, o código para executar a POC. Foi usado Poetry para gerenciar as dependências.
Arquivo pyproject.yaml:
Arquivo main.py
Para executar, instale as dependencias com o Poetry e rode a app: poetry run python main.py