Sobre

  • As saídas (da aceleração pessoal) partem dos indivíduos mas não são individuais.
  • Se a pressa, a correria e a velocidade são questões sociais, as saídas (da aceleração pessoal) também devem ser em grupo.

Origem

O movimento slow nasceu na década de 80 na Itália.

O movimento slow, ou “movimento lento”, é uma filosofia de vida que promove um estilo de vida mais calmo e menos estressante, valorizando a qualidade em vez da quantidade. Esse movimento abrange várias áreas da vida, como alimentação (Slow Food), viagens (Slow Travel), moda (Slow Fashion), entre outros.

A origem do movimento slow está no protesto contra a abertura de uma loja do McDonald’s na Piazza di Spagna, em Roma, em 1986. A ideia era resistir à cultura do “fast” e promover a apreciação da comida local e tradicional, o que culminou na criação do movimento Slow Food pelo ativista italiano Carlo Petrini.

Desde então, o conceito se expandiu para outros aspectos da vida, tornando-se uma crítica mais ampla à cultura da velocidade e do consumo rápido e desenfreado dos tempos modernos. O objetivo é encorajar as pessoas a desacelerar e aproveitar mais suas vidas, prestando atenção ao que estão fazendo e consumindo.